sexta-feira, 30 de abril de 2010

FESTA EM CIPÓ, ÔBA!!!

Até que fim o “avião” pousou em Caldas de Cipó, depois de alguns anos de promessa de que a banda Aviões do Forró viria para cidade de Cipó, essa promessa está perto de se tornar realidade. Esses dias foram espalhados boatos na cidade, e confirmado no site do radialista Joilson Costa de Ribeira do Pombal, apresentação da banda no São João 2010 de Cipó.
Agora que engraçado, enquanto o avião vai decolar, o concurso de Cipó teve uma pane e está temporariamente impedido de levantar vôo, festa é bom, muito bom mesmo, a cidade enche de turistas, a alegria toma conta da cidade, os comerciantes e barraqueiros aumentam suas vendas. Mas no outro dia tudo volta o normal, as pessoas acordam do sonho lindo, e passam a viver o pesadelo da realidade tudo de novo, o desemprego, a falta de perspectiva de futuro melhor para os jovens, a deficiência na educação, a falta de investimento na cultura, a falta de investimento no esporte e muito mais. Diante mão parabenizamos a iniciativa da prefeitura municipal e da secretaria de turismo, pela realização de grandes festas no município, que vem destacando na região, com a participação de grandes bandas do cenário nacional em nossas festas.
Mas nem tudo é um mar de flores, como já é de praxe nas festas do nosso município, no intervalo de uma banda para outra entra no ar o programa “a prefeitura fez ou vai fazer”, é tanta propaganda, tantas promessas, é um verdadeiro outdoor falante, esperamos que na próxima festa fosse lida também essa decisão do TCM sobre as festas em nosso município.
O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (29/04), julgou parcialmente procedente a denúncia contra o prefeito de Caldas de Cipó, Jailton Ferreira de Macedo, por gastos irregulares em contratações para apresentação de artistas e grupos musicais em festas populares, no montante de R$ 680.540,00, no exercício de 2009. Para ver a decisão completa acesse o site WWW.tcm.ba.gov.br.
O site VS Notícias deseja um feliz São João a todos os foliões e como diria a banda aviões do forró, “quem não agüentar que corra, corra, corra”.

Matéria: Vinícius Silva

SERRA E JOSÉ NUNES

José Nunes prestigiou a festa de lançamento da pré-candidatura ao Senado do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo. O evento ocorreu dia 27 de abril e contou com a presença de várias lideranças políticas e do pré-candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB-DEM-PPS). Em conversa reservada com o deputado José Nunes, Serra foi enfático ao qualificar-se como o "pós Lula". "Assim como o atual presidente teve como base o governo do seu antecessor Fernando Henrique Cardoso do qual fiz parte, o meu governo dará continuidade aos programas sociais do dele, especialmente no que diz respeito ao Nordeste. Mas o Brasil não é só isso. O 'Brasil pode mais' e nós vamos fazer! Vamos trabalhar pela união do país. O Brasil é de todos os brasileiros". Enfatizou o pré-candidato e em seguida seguiu com o deputado até o palanque. Em seu discurso, Serra, agradeceu ao prefeito Tarcízio Pimenta e o ex-prefeito José Ronaldo pela boa acolhida recebida em Feira, como também as presenças ao seu lado dos ex-governadores Nilo Coelho e Paulo Souto. Em momento de descontração, disse ter grande intimidade com baianos residentes em São Paulo e elogiou a capacidade de articulação política deles. Nas eleições de outubro o Deputado Estadual José Nunes estará disputando uma cadeira para deputado federal, sendo o seu nome, entre os novatos a federal, dos mais forte, para se eleger. O mesmo vem trabalhando o seu nome em quase 100 município do Estado da Bahia. fazendo dobradinha com diversos candidatos a deputado estadual.

Fonte: www.joilsoncosta.com.br

terça-feira, 27 de abril de 2010

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Com sincera felicidade que venho, através deste breve texto, exaltar o surgimento do mais novo veículo de comunicação com o qual a comunidade cipoense se presenteia. Isso porque, antes de tudo, inauguramos um canal aberto de livre informação, sem a influência das pesadas amarras dos interesses ideológicos e isento de qualquer pretensão política. Inicie-se aqui uma arena de debates que privilegie a democracia num dos seus significados mais essenciais: Ela é a única forma política que necessita de conflitos saudáveis para seu bom funcionamento. Metaforizando, o que eu desejo, e estou certo de que encontrarei aqui, é que este espaço seja uma verdadeira praça virtual, onde a palavra corra com naturalidade e a diversidade de opiniões seja enxergada como riqueza. Há que se considerar a extraordinária produção de conhecimento gerada pela sociedade civil e que, quase sempre, o Estado ignora. A expressão de ordem é “Universalização do Conhecimento Cultural”. Temos ao alcance de um clique a possibilidade de manifestar nosso poder e direito de nos manter sintonizados com a realidade de nossa cultura. Porque, dentre outros lucros, a cultura é a única característica que separa o ser humano dos outros animais.
Eis a missão que confiamos nas mãos do VS Notícias: Utilizar a democracia para reafirmar nosso direito à Cultura e a Informação.

Matéria: Rafael Vilanova, Músico e estudante de Comunicação da UNEB/ Salvador.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

FESTA DA SANTA CRUZ?

A tradicional festa da Santa Cruz no bairro da 13 de maio, que todos os anos é comemorada no dia 3 de maio, há muito tempo se tornou uma festa de grande porte no calendário festivo do município, a festa da Santa Cruz é uma festa religiosa que é comemorada desde 5 horas da manhã do dia 3 de maio, com alvorada, gincanas com a comunidade, missa na capela da Santa Cruz, leilões e por último a festa com grandes bandas, exemplos de: Edson Gomes, Pablo e grupo arrocha, Tairone cigano e outros, que já se apresentaram nesse evento. Faltando menos de 10 dias, até agora a população não tem uma resposta decisiva se vai acontecer ou não a festa do bairro da 13 de maio, dessa forma comerciantes ficam no prejuízo de não saber que decisão tomar para se preparar para sua vendas nesse dia de festejo. Mas isso não é novidade, as coisas em Cipó têm que ser e acontecer em cima da hora, esperamos que o senhor prefeito ou mesmo o Senhor Secretário de turismo se pronuncie e acabe de uma vez com essa dúvida. Vai ou não acontecer à festa da Santa Cruz?

Matéria: Vinícius Silva

quinta-feira, 22 de abril de 2010

ORDEM E PROGRESSO?

Caros leitores do site VS notícias todos sabem que a cada quatro anos nós brasileiros vamos às urnas para escolher de forma democrática os nossos representantes, para defender os nossos direitos como cidadãos nos seus respectivos poderes legislativo e executivo.
Segundo Daniel Cuba dos Santos, Pós-graduado em Direito do Consumidor e
Direito Administrativo e Administração Pública, o papel do vereador é:“Cabe ao vereador, expor os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal, os atos do Prefeito, denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes. Portanto, o vereador é o fiscal do dinheiro público”.
Ao mesmo tempo em seu comentário ele deixa uma pergunta no ar:
“E aqui fica a pergunta: será que o vereador que presta apoio político incondicional ao Prefeito em troca de “benefícios” pessoais, exercerá livremente a função de fiscalizá-lo? Não. E é isso que acontece na maioria das cidades brasileiras. Isso precisa ser mudado. Vereador deve ser independente, atuante, polêmico, e deve sempre ter a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar do que considerar que esteja errado. Deve agir com conhecimento e desarmado de ódios ou rancores”

Fonte: www.marica.com.br/2006/2404drdaniel.htm

Nós cidadãos ainda acreditamos na democracia, e pensamos que política se faz concertando os erros do passado, copiando os acertos do passando, construindo um presente pensando em um futuro melhor. Mas nem sempre é assim, muitos vereadores são telespectadores assíduos de alguns programas da televisão brasileira, podemos citar como exemplos de programas como: “Vale a pena ver de novo”, “TV Fama”, e não se esquecendo do vídeo show, onde existe um quadro “Direto do túnel do tempo”.
Enquanto isso o tempo passa, e quando o tempo passa fazemos história, mas como faremos história se no presente perdemos tempo relembrando o passado?

Matéria: VS NOTÍCIAS

DR. PAULO GUIMARÃES CONSEGUE ÁGUA PARA A COMUNIDADE DO POÇO PRETO

“A água é uma substância química onipresente que é composta de hidrogênio e oxigênio e é essencial para todas as formas conhecidas de vida.”
Essa semana o Dr. Paulo Guimarães, que concorreu as eleições municipais de 2009 como candidato a prefeito de Caldas de Cipó pelo PMDB, consegui a perfuração de um poço para a comunidade do Poço Preto. Esta comunidade fica na estrada do Amari, nas proximidades do “mangue seco” e a muito tempo vem sofrendo com a falta de água. Gil que trabalha na escola Profª Zelita em contato com Dr. Paulo falou da necessidade de um poço naquela localidade, reinvidicação levada prontamente por Dr. Paulo para o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) que enviou uma equipe de perfuração e já fez o poço. O engraçado disso tudo é que, segundo os funcionários do DNOCS, o Sr. João Rumão funcionario da prefeitura Municipal de Caldas de Cipó ameaçou o DNOCS de ser multado em R$ 200,00 (duzentos mil reais) se continuassem com a obra, o que não foi acatado pelos funcionários. Parabens a Dr. Paulo Guimarães pela iniciativa, empenho e por sempre se preocupar com as necessidades dos mais carentes; e parabens as 40 familias da comunidade do Poço Preto por essa conquista.
Fonte: www.arildoleone.com

quarta-feira, 21 de abril de 2010

4ª KALOURADA DO COLÉGIO KOLPING

Aconteceu no último sábado dia 17/04 no mercado municipal de Caldas de Cipó a 4ª kalourada do colégio Kolping, organizada pelos alunos do terceiro ano.
A festa apesar de bem divulgada, surpreendeu os seus organizadores pelo grande número de pessoas que lá compareceram. A festa começou às 22:30h com o agito e o pagode da banda Black Viola de Ribeira do Pombal, logo depois tivemos o agito da música eletrônica no comando do DJ JP de Nova Soure.
Logo em seguida um dos melhores shows da noite foi o da banda Confraria Giramundo, que com sua alegria e seu talento musical colocou a galera pra dançar e pular com grandes sucessos da música afro, com a participação do cantor Luiz Oliveira que deu um verdadeiro Show, a banda Confraria Giramundo que é de Salvador, mais que carrega Caldas de Cipó no coração, foi aplaudida e reverenciada pelo público ao dar um excelente show.
Por fim encerrando com chave de ouro a 4ª kalourada do colégio Kolping, Nildo é Show, que esse não precisa comentários, por que o próprio nome já diz é um show de verdade. Só lembrando que a festa teve a locução de Vinícius Silva e cobertura do site www.vsnoticias.com.
A organização da festa agradece a todos os patrocinadores e convida a toda galera para em julho curtir o forró do Kolping. Aguardem!(obs.: devido a um problema ocorrido no site do colégio kolping as fotos só poderam ser vizualizadas na quinta feira (22) aqui no vs notícias!)

Matéria: Vinícius Silva

CALDAS DE CIPÓ NAS ESCURAS

Mais uma vez a população cipoense sofre pela falta de atitude da administração pública, o povo pede há mais de três meses por uma simples e humilde melhora na iluminação da cidade. Só que como já é de praste da administração nada se diz sobre o problema, a única explicação dada até hoje é que a prefeitura não tem lâmpada para fazer esse reparo nos postes da cidade. O engraçado é que está chegando às festas e pode preparar os “óculos escuros” para de noite não ser prejudicados com a quantidade de lâmpadas que aparece ligeiramente na cidade. Com as cidades nas escuras, alunos enfrentam ruas escuras para ir até seus colégios, deixando assim seus pais preocupados com o trajeto escuro que seus filhos enfrentam, sabendo também que Cipó não é mais aquela cidade pacata de 30 anos atrás. Quanto tempo terá que esperar para que esse problema seja resolvido?

Matéria: Vinícius Silva

domingo, 18 de abril de 2010

REVIRAVOLTA NA POLÍTICA DE RIBEIRA DO AMPARO

Uma notícia rasteira mais devastadora surgiu nos bastidores políticos do município de Ribeira do Amparo. O prefeito Manoel do Pio resolveu exterminar de uma vez, todas as dúvidas que existiam sobre o futuro político de Ribeira do Amparo. Lembrando final de novela mexicana onde tudo é possível, uma aliança até pouco tempo jamais imaginada, aconteceu. Manoel do Pio se Junta ao ex-prefeito Marcelo Brito e dar nova cara e roupagem a política daquele município. Segundo informações obtidas em primeira mão pelo www.arildoleone.com através do próprio Marcelo Brito, já em conseqüência da aliança, na próxima segunda-feira o vereador Jorginho aliado do ex-prefeito irá assumir a secretaria de Saúde do município, abandonado seu mandato e abrindo espaço para que o suplente Baixinho (também aliado ao Marcelo Brito) assuma. “Na natureza, nada se cria, nada se perde tudo se transforma”. Lembramos aquele ditado tão batido... ”Na política os inimigos de hoje são os amigos de amanha e vice-versa” Nesse novo cenário a câmara de vereadores segue agora com a sua maioria aliada ao novo grupo de “Marcelo e Manoel”; Lembra até dupla sertaneja.
Fonte: www.arildoleone.com

sexta-feira, 16 de abril de 2010

ESTUPRO DE CRIANÇA EM RIBEIRA DO AMPARO

Há aproximadamente um mês atrás, algo absurdo aconteceu no povoado de Canas, município de Ribeira do Amparo, onde um menino de 02 anos foi estuprado. O suspeito é o próprio tio, de 17 anos. Sabe-se até agora que a mãe da criança está presa por negligência, e que a criança veio a falecer, por conta de não ter recebido o atendimento médico necessário. A família da vítima vive em condições precárias, inclusive com outras crianças além do menino, que também estão vulneráveis socialmente. O jovem acusado, ao que parece foi liberado, por não ter a maioridade penal.
Este é o segundo caso de pedofília descoberto em Ribeira, num período muito recente, o do padrasto com as enteadas, morando num depósito de lixo, e agora o do menino de apenas 02 anos, no povoado de Canas. Sintomas de que é preciso uma mobilização muito grande, pois é um crime que costuma acontecer na surdina. Em ambos os casos foi importante a participação do nosso Conselho Tutelar. No entanto, apesar da importância do Conselho, ele ainda precisa de uma melhor infraestrutura para funcionar. Falta carro, por exemplo, para acompanhar os processos, como aconteceu com o triste episódio deste menino, o que é um absurdo pela gravidade do(s) crime(s), e pela necessidade das vítimas.

Fonte: www.ribeiradoamparobahia.blogspot.com

domingo, 11 de abril de 2010

BAHIA TEM SEGUNDO MAIOR ORÇAMENTO DO PAC, MAS QUARTO PIOR ANDAMENTO DE OBRAS

Apesar de ser o segundo Estado com o maior volume de recursos disponibilizados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Bahia é o quarto pior em andamento das obras de infraestrutura. Passados três anos de existência do programa, apenas 38% do dinheiro disponibilizado pelo governo federal foram de fato investidos. A média nacional é de 48%, dez pontos percentuais acima.
O levantamento foi feito por A TARDE no Siafi, sistema que registra os movimentos financeiros da União, e considera apenas os recursos do governo central e exclui os investimentos de estatais e empresas privadas. O governo federal já disponibilizou R$ 94,3 bilhões para obras de infraestrutura em todo o País. Destes, R$ 39,8 bilhões, ou 48%, já foram pagos, o que significa obra pronta ou em andamento.
A Bahia teve R$ 4,97 bilhões reservados, o segundo maior montante entre os estados, atrás apenas de Minas Gerais (R$ 5,9 bilhões). No entanto, somente R$ 1,91 bilhão foram efetivamente usados, ou 38%. Somente Espírito Santo (34%), Rondônia (28%) e o lanterna Amazonas (27%) estão em situação pior que a da Bahia.
A TARDE visitou estradas que já deveriam estar em obras, no interior da Bahia, mas que, apesar de orçamento já autorizado, ainda não sofreram qualquer intervenção (veja página seguinte).
A Casa Civil do Estado considera os dados do Siafi incompletos e trabalha com o montante de R$ 43 bilhões de investimento do PAC até 2010. Valor que considera todos os investimentos de empresas estatais e privadas, além de contrapartidas de Estado e municípios.

Fonte: www.atarde.com.br

OS ÔNIBUS DE RIBEIRA DO AMPARO: TODOS SUCATEADOS!

Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhes são afetos. Mas não é o que parece com o gestor do Município de Ribeira do Amparo, que quando eleito prefeito e assumindo esse município em 01/01/2009, encontrou um ônibus de placa GVK 6265 quase todo sucateado e acabou de sucatear o resto e não achando pouco sucateou mais três ônibus que sempre serviu para o transporte escolar. Esse é o problema que assola nosso município, pois só assim poderia haver licitações para "empresas"(?) vir a levar o dinheiro que poderia se aplicado no Município.
Fonte: www.vereadortarcisio.blogspot.com

CANDIDATOS PRIORIZAM ELEITORADO FEMININO

Sob um calor lancinante, a ministra Dilma Rousseff (PT) abraça uma soldadora e recebe, ao inaugurar uma termelétrica, um presente feito por mulheres trabalhadoras da Petrobras. A seguir, Lula discursa: “Para as mulheres não basta apenas ser a maioria numérica deste país. As mulheres querem ocupar mais espaço, participar da política. Já não querem mais ser tratadas como objeto de segundo grau (…), de cama e mesa”. Num estúdio de TV, entrevistada num programa voltado a mulheres das classes C e D, a senadora Marina Silva (PV-AC) conta detalhes de como venceu os preconceitos de gênero na família para deixar o seringal e entrar na universidade. José Serra (PSDB), governador de São Paulo, discursa na inauguração da reforma de um hospital estadual na periferia da capital e recorda suas ações como ministro da saúde, como a criação do programa Mãe Canguru, que ajudaram a humanizar os partos no SUS. Informações da Folha Online.

Fonte: www.politicalivre.com.br

DIA D’ DA VACINAÇÃO ATINGE 18 MILHÕES DE BRASILEIROS

A campanha de vacinação contra a gripe A alcançou 18 milhões de pessoas até as 12 horas deste sábado (10), segundo dados do Ministério da Saúde. A campanha de imunização começou em 8 de março. A ação deste sábado foi batizada pelo governo como ‘Dia D’ da vacinação, visando mobilizar gestantes, pessoas com doenças crônicas, crianças de seis meses a menos de 2 anos e jovens de 20 a 29 anos. Para atender a todo mundo, foram disponibilizados trinta e seis mil postos de saúde. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, do início do ano até 3 de abril, 361 pessoas foram internadas com doença respiratória grave no país.

Fonte: www.samuelcelestino.com.br

sexta-feira, 9 de abril de 2010

DINHEIRO DO FPM PARA AS PREFEITURAS DA REGIÃO

O site do Banco do Brasil está divulgando os valores da 1ª cota do FPM creditado na conta de 22 prefeituras da região nesta sexta-feira, 09 de abril.

Valor do repasse da 1ª cota do FPM creditado na conta das prefeituras da região nesta sexta-feira, 09 de abril 2010. Valores líquidos: 1-Ribeira do Pombal: R$441.460,37; 2-Ribeira do Amparo: R$286.069,87; 3-Banzaê: R$228.855,90; 4-Cipó: R$ 229.802,37; 5-Cícero Dantas: R$353.423,03; 6-Heliópolis: R$231.752,82; 7-Euclides da Cunha: R$609.878,67; 8-Tucano: R$463.505,61; 9-Jeremoabo: R$407.778,13; 10-Adustina: R$119.159,12; 11-Sitio do Quinto: R$210.383,94; 12-Paripiranga: R$358.091,49; 13-Quijingue: R$400.497,81; 14-Nova Soure: R$397.102,91; 15-Fátima: R$313.560,10; 16-Antas: R$343.283,8; 17-Coronel João Sá: R$343.283,84; 18-Santa Brígida:R$ 286.069,87; 19-Itapicuru: R$26.646,36; 20-Novo Triunfo: R$226.455,97; 21-Glória: R$286.069,87; 22-Paulo Afonso: R$741.608,96.

Fonte: www.joilsoncosta.com.br

COMUNIDADES DE ADUSTINA SERÃO BENEFICIADAS COM PROJETO NORDESTE BAHIA

Na manhã desta quarta-feira (7), a deputada estadual Fátima Nunes (PT) participou da assinatura da ordem de serviço para execução da primeira fase do Projeto Nordeste da Bahia - Bacia Sedimentar de Tucano. O projeto vai aumentar a oferta de água nos municípios de Cícero Dantas, Fátima, Heliópolis, Paripiranga e Adustina. Um investimento de R$ 75 milhões que trará beneficios para mais de 100 mil pessoas.
Para Fátima Nunes esse é mais um dia de alegria e satisfação, é o resultado do trabalho feito em parceria com o governador Jaques Wagner: “demos mais um passo para a melhoria da qualidade de vida das famílias baianas, estamos levando dignidade para o nosso povo e acabando com essa história de caminhar quilômetros com latas d’água na cabeça”.
O “Nordeste da Bahia” é um dos maiores programas de água do País e o Aquífero de Tucano é considerado uma das maiores reservas de água subterrânea de boa qualidade, única alternativa de manancial da região. A expectativa é que nos próximos 12 anos a primeira etapa da obra seja totalmente concluída.
Também serão contempladas com o projeto as comunidades de Sítio da Conceição, São José, Lagoa do Barro, Lagoa dos Ninhos, São Francisco, Lagoa Seca, Papamel e Jurema, no município de Adustina; Vila São Pedro e Mandacaru, em Cícero Dantas; Lagoa Preta, Roça Nova, Taquara, Capivara, Garrincheira, Mulungu, Cabeça da Serra e Baixão, em Paripiranga; Sujoa, Raso Pintado, Serra Velha e Umbuzeiro, no município de Fátima.

Fonte: www.adustinando.blogspot.com

FORTES CHUVAS CAUSAM GRANDES ESTRAGOS EM RIBEIRA DO POMBAL

As chuvas que caíram na madrugada de quinta-feira causaram inundações em diversos pontos da cidade de Ribeira do Pombal. Várias ruas foram devastadas e diversas casas foram invadidas pela água. Na Rua Osvaldo Cruz, Por volta das 2:00h da madrugada uma casa desabou por conseqüência das fortes chuvas. Deixando a família do Sr. Clériston Viana desabrigada."Ouvimos um barulho e quando fomos verificar, vimos a parede da casa toda no chão" Disse o morador. Ninguém se feriu porque a parte da casa que veio ao chão não fazia parte do quarto onde a família dormia. "Agora a gente não sabe como vamos fazer, não deu pra salvar nada aqui de casa" completa o estudante.
Em várias outras ruas, paralelepípedos, foram arrancados, lamas invadiram diversas casas, causando assim um grande transtorno para a população de Ribeira do Pombal.
Fonte:
www.joilsoncosta.com.br