domingo, 31 de outubro de 2010

REGIONAL: VIAÇÃO PURGATÓRIO

O problema é antigo. Quem não tem uma reclamação a fazer sobre o serviço da Viação Regional que atire a primeira pedra. As linhas da empresa são a única opção pra quem precisa chegar a Salvador, Paulo Afonso e todas as cidades que são cortadas no trajeto destes dois principais destinos. Péssimas condições das poltronas, condicionadores de ar quebrados, banheiros depredados, lotação de passageiros excedida, preços cada vez mais elevados das passagens... São inúmeras as imperfeições apontadas pelos usuários da Regional. Costuma-se dizer que todo esse descaso deve-se a falta de concorrência. Mas isso não justifica o tratamento subumano que é dado aos passageiros dessa empresa. Quase não há diferença entre o bagageiro e a área destinada aos viajantes.
A Viação Regional dispõe de veículos novos e confortáveis. Basta conferir, por exemplo, a linha Salvador/ Camaçari, que conta até com letreiros luminosos. No entanto, enquanto nós usuários não reclamarmos nossos direitos, a mudança não chegará. Se você observar irregularidades no serviço, o telefone da AGERBA (órgão responsável pela fiscalização do setor de transportes) serve para denúncia. Vamos lutar por um transporte público mais digno.

Serviço de atendimento AGERBA: 0800-0710080
Site da Regional: www.viacaoregional.com.br
Matéria: Redação do VS Notícias / Postagem: Vinícius Silva
CLIQUE AQUI PARA COMENTAR E VER OS COMENTÁRIOS

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

POLÍTICA NÃO É BRINCADEIRA. É COMPROMISSO

É cada vez mais comum o surgimento de políticos oportunistas de olho em cargos públicos para promover a própria imagem e se favorecer individualmente. O cidadão, cada vez mais insatisfeito a cada eleição, deposita seu voto nesses candidatos como forma de protesto e acaba legitimando o acesso de indivíduos despreparados para um emprego público.
A nossa legislação considera procedente a candidatura de qualquer cidadão alfabetizado e filiado a algum partido que queira concorrer nas urnas. E numa sociedade democrática, aos olhos do Estado, todos somos iguais. Cabe a nós eleitores selecionar os que representam nosso interesses. De quatro em quatro anos observamos ainda os políticos que mordem a própria língua. São aqueles que se contradizem e acabam reproduzindo as ações que tanto criticaram no passado. A eterna briga entre situação e oposição (que originalmente é saudável para a democracia) se revela infundada já que na maioria dos casos, quando os papéis se invertem, aquele político que criticava ferozmente o grupo adversário, ironicamente repete os atos que julgava impróprios.
Abra o olho. Não dê brecha para esse tipo de aproveitador brincar com nosso futuro. Cobre desses candidatos a obrigação de utilizar bem o poder para favorecer nossos direitos. Política não é brincadeira. É compromisso.

Matéria: Redação do VS Notícias / Postagem: Vinícius Silva
CLIQUE AQUI PARA COMENTAR E VER OS COMENTÁRIOS

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PORQUE CALDAS DE CIPÓ PERDEU O BRILHO?

Uma questão curiosa vem circulando nas rodas de bate-papo da Praça Juracy Magalhães: O que tem causado o marasmo e a falta de atividade na cidade?
Quem tem boa memória relembra com saudade o reboliço e a agitação que inundavam Cipó nas datas comemorativas e no período de férias. Hoje o que sentimos nas ruas é um clima de cidade fantasma de filme de faroeste. Nada de turistas entusiasmados, nada de comerciantes empolgados com as vendas... Até mesmo os cipoenses que saíram da cidade para estudar ou trabalhar se entristecem ao retornar. Uma onda de abatimento coletivo estaria assolando os munícipes? O poder público teria alguma coisa a ver com isso?
O certo é que em cidades próximas como Ribeira do Pombal, que evidentemente não goza de um potencial turístico como o nosso, mesmo às altas horas da noite, ainda encontramos bares e restaurantes abertos. Um cipoense freqüentador de bares que não quis se identificar, se queixa: “A maioria dos donos de bar de Cipó não sabem atender bem os clientes. Fora isso, faltam opções na cidade”.
Existe ainda o grupo dos turistas desavisados. Aqueles que vêm a Cipó por indicação e acabam se arrependendo. Incluído nesse grupo, o estudante soteropolitano Marcos Sá confessa: “Fui à cidade uma vez no ano passado porque um colega de faculdade me falou maravilhas. Mas quando cheguei à impressão foi outra. Nem o bode assado de que falaram consegui encontrar”. E o problema não é só gastronômico. Ele completa: “Cipó é muito bonita e arborizada. A arquitetura da praça, as belezas naturais... mas não há muito para se fazer, principalmente à noite”.
A pergunta do título vai continuar sem resposta. As causas podem ser muitas: Falta de investimento em ações de lazer e entretenimento, descaso ou até desinteresse da própria população. A atração mais forte para que decide visitar a cidade é uma só: A certeza de encontrar aqui uma turma sempre disposta a quebrar o tédio e inventar uma maneira de continuar apaixonada por Cipó.

Matéria: Redação do VS NOTÍCIAS / Postagem: Vinicius Silva
CLIQUE AQUI PARA COMENTAR E VER OS COMENTÁRIOS

terça-feira, 12 de outubro de 2010

É PRECISO SABER VIVER

Começar, avançar, encarar, permitir, sonhar, direcionar, objetivar, lutar, vencer, planejar, caminhar, suar, cansar, cair, levantar, erguer, recomeçar, perceber, sorrir, chorar, seguir, estudar, ser, amar, perdoar, perder, saber, crescer, amadurecer, aprender, lembrar, guardar, conquistar, viver.
A vida não é só feita de verbos e mesmo não estando no gerundio, de alguma forma eles não parecem estáticos, afinal, representam ações, representam o que fazemos o que sentimos e o que vivemos, mas uma professora me ensinou que nem sempre os verbos dizem tudo, tem coisas que só os advérbios podem expressar.
Muito, pouco, nada, nunca, tudo, sempre, agora, depois, antes, ontem, hoje, amanhã, intensamente. A intensidade, o momento, o modo, o lugar [...] descrevem com mais perfeição as ações que os verbos nos transmitem.
Começar uma vida, sabendo avançar e encarar as responsabilidades no momento certo, nos permitir sonhar, direcionar os nossos passos, nos objetivar. Lutar para vencer, sem esquecer de antes planejar. Caminhar e suar até cansar, cair e levantar, se erguer e recomeçar, perceber que sorrir e chorar são o que nos faz seguir em frente. Estudar para ser alguém no futuro. Amar intensamente: ontem, hoje e amanhã. Perdoar sempre. Perder e saber crescer a partir da perda, amadurecer muito, ou pouco, não importa tudo no tempo certo. Aprender a lembrar e guardar as coisas que tivemos que conquistar, porque isso é viver.
E você me questiona: - Mas e os problemas?
- Os problemas passam a existir no momento em que você deixa de lado a praticidade e simplicidade da vida e foca na complexidade de entender os pequenos obstáculos que são postos a sua frente. Questionar é bom, duvidar também, mas não questione a vida ou duvide do que Deus escreveu pra ti. O destino pode ser incerto para você, mas para quem escreveu a tua história, o final é mais do que certo. Apenas confie em Deus e se entregue as coisas da vida.
APROVEITAR deveria ser o verbo substituto de VIVER. Aproveite as quedas, as perdas, os choros, os arrependimentos, aproveitem o podre, o ruim e o incerto, as alegrias, vitórias, conquistas, aproveite os segundos, os minutos, os mínimos instantes, transforme-os em grandes momentos, eternize seus passos, saiba aproveitar o que a vida te oferece e a partir daí novos horizontes se abrirão diante de ti.

Texto de Michelle Lavigne / Postagem: Vinícius Silva
CLIQUE AQUI PARA COMENTAR E VER OS COMENTÁRIOS

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

VEREADOR JEAN GIL NÃO CUMPRE PROMESSA FEITA SOBRE REFLETORES NO ESTÁDIO. QUAL SERÁ A DESCULPA DESSA VEZ?

O VS Notícias retoma suas atividades depois de um período de recesso por conta das minhas atividades particulares. E o momento se faz oportuno, pois gostaríamos de cobrar a promessa firmada pelo vereador Jean Gil no mês de junho deste ano, numa ocasião em que se comprometeu, não apenas com o nosso site, mas principalmente com a comunidade cipoense, a instalar refletores no Estádio Municipal de Cipó.
Reproduziremos integralmente abaixo o texto enviado pelo referido vereador para o VS Notícias.

“É motivo de alegria para mim, ler mais esta notícia. E não é nenhuma novidade saber que desde o ano de 2005, após o governo de Jailton Macedo tem sido constante a realização de várias obras em todo nosso município de norte a sul, de leste a oeste, e, com certeza, isso incomoda bastante a alguns setores e pessoas da nossa comunidade. A desinformação do meu amigo Vinicius Silva, continua a mesma em relação à administração, é bom saber que durante o governo do PT em Cipó, houve uma significativa melhora nos esportes cipoense, senão vejamos: Copa Rural, Campeonato de Futsal, Copa do Caju, Karatê, Capoeira, Campeonato Cipoense, Projeto Esporte e Laser na Cidade, têm mais coisa, porém... Ao meu amigo Vinicius, o Futsal terá R$ 3.000,00 em premiação, os refletores do Estádio, recentemente a Câmara realizou uma Sessão Extraordinária e aprovou projeto emendando o Orçamento 2010 do nosso município, automaticamente a Prefeitura de Cipó já publicou a Tomada de Preço, e, quero Vinicius apostar com você uma caixa de geladinha que até setembro nós teremos os refletores no estádio funcionando. Outra coisa são várias quadras poliesportivas em Cipó, e quem conhece Jailton Macedo sabe que ele faz as obras e quem manda e toma conta é o povo, sinto meu caro amigo que você ainda está infectado com a derrota do pleito passado e o seu discurso é o mesmo dos palanques, do carro de som e da Millenium FM. E a população de Cipó já está careca de saber e responder todos estes discursos vazios e sem muita consistência. Fica aqui o meu abraço ao meu amigo Vinícius, e lembre-se, seu par de asas esta guardado”.( Jean Gil)

Deixo claro que a aposta que fizemos foi apenas uma forma simbólica de garantir ao cidadão o acesso a necessidade primária do lazer. Mas o que devemos debater é uma questão antiga que paira nos discursos sobre consciência política: O papel dos nossos governantes e o nosso dever de fiscalizar suas atividades para que promessas e projetos com os quais eles se comprometem sejam cumpridos. Mais uma vez chamamos atenção da nossa comunidade para o descaso com o qual nossos interesses são administrados e disponibilizamos nosso site não apenas para o esclarecimento do vereador, mas principalmente para a manifestação da população, diretamente prejudicada com a falta de iluminação num dos principais instrumentos de esporte e lazer do município. Gostaria também de renovar nossa aposta.

Se dentro de um mês os refletores forem instalados, abrirei mão do prêmio. Isso não é garantia de que a promessa será cumprida, mas é a forma humilde que eu tenho para cobrar.

Matéria e Postagem: Vinícius Silva