quarta-feira, 29 de junho de 2011

ELEIÇÕES DE 2012 SERÁ NO DIA 7 DE OUTUBRO

As eleições municipais de 2012 no Brasil serão realizadas no dia 7 de outubro, em 1º turno, e no dia 28 de outubro, nas cidades onde houver a necessidade de 2º turno. O calendário eleitoral referente ao pleito foi aprovado, na noite desta terça-feira (28), no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um ano antes, no dia 7 de outubro de 2011, todos os partidos que quiserem participar das eleições devem ter obtido registro no TSE. O prazo é o mesmo para os candidatos que pretendem concorrer estarem com sua filiação partidária regularizada e terem como domicílio eleitoral a circunscrição na qual pretendem disputar mandato eletivo. As convenções para escolha dos postulantes acontecem entre os dias 10 e 30 de junho de 2012. Nesse período, emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção, com a propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV marcada para começar no dia 21 de agosto. A partir do primeiro dia do ano da eleição, a administração pública fica proibida de distribuir bens, valores ou benefícios gratuitamente, a não ser em situações excepcionais, e os institutos de pesquisa ficam obrigados a registrar seus levantamentos.
Fonte: Bahia Notícias

ALÉM DO TURISMO, CALDAS DO JORRO SE DESTACA ENTRE OS MELHORES SÃO JOÃO DO NORDESTE

Caldas do Jorro, potencial distrito de Tucano já é conhecido nacionalmente pelas altas temperaturas de suas águas, nos últimos sete anos de administração do prefeito Rubinho (PSB) a principal festa do município passou a ser o São João. Na condição de cidade turistica não podia pensar em fazer festa sem grandes atrações, e assim vem sendo. Este ano teve Elba Ramalho, Zé Ramalho, Flávio José e Forró do Bom, sem contar com outros destaque regionais.
Um dos momentos que marcou o tradicional “Arraiá das Águas Quente”’, em Caldas do Jorro, foi o show de Zé Ramalho, que subiu ao palco á zero hora de domingo (26) e fez o público, segundo a comissão organizadora, de aproximadamente 30.000 pessoas, cantar com sintonia de um coral musicas conhecidas a exemplo de “Chão de Giz”, “Avohai” e “Vila do Sossego”. O músico sabe que cantar esses três sucessos no show é quase uma obrigação, porém está longe de reclamar disso e entende que parte do seu público é formado por quem nem era nascido quando seu primeiro álbum foi lançado. Zé Ramalho começou o show cantando “É a vida”, de Gonzaguinha.
A apresentação de 01h37 foi marcada por inúmeras novidades baseadas na mistura de elementos da cultura nordestina, como cantadores, repentistas e rabequeiros, bem como da Jovem Guarda, do baiano Raul Seixas e até dos Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd e Bob Dylan.
Aos 62 anos, nascido em Brejo do Cruz (PB) José Ramalho Neto, filho de uma professora primária e de um seresteiro, começou sua vida artística no início da década de 70. Junto com os amigos Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Amelinha e Fagner e viveu grandes momentos e compartilhou eternas canções.
O investimento realizado nas festas de São João do Jorro, segundo o prefeito, foi de aproximadamente um milhão de reais, tendo como parceiro a cervejaria e a Bahiatursa. Ele lembrou que houve uma reação no início, isto em 2005, quando, além de deixar de promover a micareta, optando pela festa de São João, resolveu transferir o evento da sede do município para o Distrito de Caldas do Jorro, dentro de um projeto de revitalização da estância hidromineral. “O nosso São João atrai turista de todo Brasil e a prova disto são os hotéis que estão todos completamente lotados e mais de cem casas foram alugadas”, festejou.
O prefeito disse também que os santos festeiros comemorados em junho, São Antônio, São João e São Pedro, todos são festejados com muita festa onde são montadas boas estruturas, sistemas de som, iluminação e são coentradas boas atrações. “Nós começamos com Santo Antônio do Creguenhem, depois os quatro dias de festa no Jorro e por último o São Pedro de Poço Redondo, onde esta contratada a Banda Mulheres Perdidas”, afirmou Rubinho.
Fonte: Tucanobr.com

segunda-feira, 20 de junho de 2011

MAIS UMA RODADA DO CAMPEONATO DE FUTSAL: GRÊMIO 10 X 4 PLATINO | FLAMENGUINHO 3 X 3 RUA DO JORRO

Neste Sábado dia 18, aconteceu mais uma rodada do Campeonato Cipoense de Futsal. A rodada começou com Grêmio e Platino ambos vindo de derrotas. O Grêmio teve a estréia dos seu seu goleiro Ekinho. O time do Platino fechou o primeiro tempo com o placar de 4x3, mas a alegria do time durou pouco, pois o Grêmio voltou pra o segundo tempo com tudo, surpreendendo toda a torcida fazendo 7 gols sem levar nenhum, dando destaque ao goleiro EKINHO que fez um excelente segundo tempo. O jogo ficou em 10 X 4 pro time do Grêmio.
O segundo jogo foi de Flamenguinho e Rua do Jorro, duelo de gigantes, mas o jogo acabou esquentando, a torcida ficou eufórica, os ânimos ficaram exaltados e acabaram jogando latas de cerveja na quadra, e os árbitros acharam melhor dá por encerrado a partida com o placar de 3x3.

PATROCÍNIO DO TIME DO GRÊMIO

VSNOTÍCIAS.COM

quarta-feira, 15 de junho de 2011

PARALISAÇÃO DO SISPUC NA BR 110 EM CALDAS DE CIPÓ NÃO IRÁ MAIS ACONTECER

Depois de várias tentativas de negociação, todas em vão, os servidores públicos de Caldas de Cipó, haviam decidido em Assembléia Geral realizada no dia 30/05/11, parar todas as atividades no dia 15 de junho do corrente ano, durante o dia inteiro. A categoria havia escolhido paralisar o trânsito na BR 110, na Ponte Getúlio Vargas, justamente porque a feira livre do município acontece na quarta feira, o que causaria maior impacto junto à opinião pública e a imprensa local e estadual, com a realização de um manifesto dessa magnitude.
Já estava confirmada a presença de caravanas dos servidores públicos e de outros movimentos sociais de Canudos, Euclides, Tucano, Pombal, Nova Soure, Araci, Cícero Dantas, Heliópolis, Novo Triunfo, Jeremoabo, Banzaê, Ribeira do Amparo, Jeremoabo, Adustina, Fátima, Senhor do Bomfim, Caem, também contaríamos com a participação de comitivas da ONG Rodando na Base, de Rodoviários da Capital e Membros da Força Sindical. Todas essas representações contariam com a participação maciça do Povo de Cipó, que já está cansado de tantas tentativas sem sucesso de negociação entre o SISPUC e o prefeito Jailton Macedo.
Contudo na sexta feira que antecedia a paralisação a professora Daniela, representante dos professores, foi até a prefeitura e implorou ao senhor prefeito que a atendesse. Segundo ela, o Sr° Prefeito disse que não a atenderia, mas depois de muito implorar o mesmo aceitou atendê-la por 30 segundos, que se estenderam por 40 min.
O SISPUC, tinha convidado todos os servidores para uma Assembléia no dia 13, onde iriam somente discutir os detalhes da paralisação, foi quando o SR Presidente Derckian Andrade, falou que não aceitaria no manifesto queima de pneus, nem queima de colchões, pois o manifesto deveria acontecer de maneira pacifica. Depois de esclarecer tudo acerca do movimento o Sr° Presidente disse que já tinha informado a todas as autoridades envolvidas no manifesto, e comunicou aos presentes que pela manhã teve na prefeitura e que o Sr° Prefeito disse que iria atender o sindicato, representado pelo Presidente, pelo Vice e pela Secretária Geral do SISPUC.
Os mesmos esperaram das 08 até as 13:30, quando o prefeito mandou dizer que não mais os atenderiam. O estranho foi que na reunião de segunda-feira a professora Daniela jogou um balde de água fria nos sindicalistas, dizendo que falava em nome da categoria dos professores, e que o prefeito já tinha PROMETIDO, que até o final do mês de junho mandaria à Câmara de Vereadores a lei reajustando o salário dos professores, e que devido a essa promessa não seria bom os professores participarem da paralisação, causando um enorme descontentamento dos presentes, pois ficou claro que a mesma só se preocupava com a sua categoria. Devido ao pequeno número de servidores que representavam as outras classes, os presentes decidiram por bem adiar o manifesto, uma vez que segundo ela os professores não deveriam participar. Sendo decidido pelos presentes na reunião que a paralisação deveria ser adiada, mais não cancelada, assim foi feito. Em entrevista na Rádio Milenium FM o presidente do sindicato deixou claro que o movimento não mais aconteceria devido a tomada de posição por parte de alguns servidores, foi quando a professora Daniela mostrou que a sua preocupação era somente com a categoria a qual ela representava, disse inclusive que as demais deveriam buscar e lutar por seus objetivos. O Sr° Derckian disse a mesma e aos ouvintes que o objetivo do prefeito era realmente causar a desunião e que pelo jeito tinha conseguido, repudiou ainda a colocação da professora, dizendo que o servidor não deve somente se preocupar consigo, mais sim com todos os colegas, o que ficou claro que não era o posicionamento da professora.
As principais reivindicações são: melhores condições de trabalho, a falta de apresentação dos planos de cargos e salários, fixação de data base de reajuste salarial, pagamento de horas extras, pagamento de Adicional Noturno, Insalubridade, Periculosidade, reformulação do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Cipó, Assistência Médica e Odontológica para todas as categorias, realização de concurso público, uma vez que a administração não realiza concurso a mais de 6 anos, redução da carga horária e reajuste salarial dos profissionais da área da educação.

Por Derckian Andrade – Presidente do SISPUC

BEBETO NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE DE RIBEIRA DO POMBAL

Com o terceiro secretário de Saúde no último semestre, a saída ontem, 13, do pré à Prefeito, Manoel Sampa Rio, da Secretaria, expõem crise política no comando da administração pombalense, após rumores de que a renúncia se deu em meio a desentendimento entre o empresário e o prefeito, José Lourenço Júnior, Zé Grilo.

O motivo da provável briga é a grande incógnita de toda a questão. Há no meio político, inclusive entre pessoas próximas à cúpula do poder pombalense, quem fale em discordância em relação ao posicionamento do Prefeito sobre questões judiciais como, por exemplo, as determinações do Ministério Público sobre investimento nos passeios públicos ou o fim do Nepotismo na Prefeitura e há também quem prefira apostar na falta de recursos, encontrada pelo secretário, para fazer funcionar Secretaria, como sendo o possível estopim do problema.

A única justificativa que os políticos locais parecem não “engolir” é a preparada pelo grupo para o discurso e apresentada à parte da imprensa de que o empresário teria passado a se preocupar com um empreendimento seu, que necessitaria de sua presença, o que há três meses não o impediu de assumir a Pasta.

Outra polêmica sobre a questão foi a forma escolhida para informar à população, pois inicialmente apenas uma rádio seria privilegiada com entrevista exclusiva, com o ex-secretário. Mais tarde, após protestos, mudou-se a tática para coletiva com a imprensa, o que novamente voltaria a sofrer mudança voltando ao formato de entrevista, porém desta vez com o político peregrinando até as emissoras, esquecendo-se, contudo, de contemplar os demais veículos de imprensa existentes no município.

O fato concreto é que o empresário deixa o cargo, afirmando que “a pré candidatura não é mais prioridade em sua vida”, e num momento difícil para o Prefeito quando inicia o mês sofrendo condenação de multa, novas denuncias de irregularidades apresentadas pelo ministério Público e outra possível condenação na Justiça Federal em processo que, segundo a imprensa local, já teria um veredicto do Juiz, faltando apenas a publicação oficial.
Fonte: Folha Pombalense

sábado, 11 de junho de 2011

AVE QUADRÚPEDE DESPERTA CURIOSIDADE NO INTERIOR DA BAHIA

Um morador do distrito de Matinha, que fica em Feira de Santana, a 108 km de Salvador, foi surpreendido com a cria de uma galinha. Uma das aves do criatório dele nasceu com quatro pés.
O animal tem menos de uma semana e está chamando bastante atenção na comunidade de Olhos D’água das Moças, em Matinha.

Segundo especialistas trata-se de uma anomalia que acontece quando o embrião está sendo formado e pode comprometer o tempo de vida da ave.
Fonte: G1 da Globo

quarta-feira, 8 de junho de 2011

VEREADOR ADMITE EM PLENA SESSÃO QUE É USUÁRIO DE MACONHA

Um vereador da cidade de Medeiros Neto, no extremo-sul baiano, admitiu, em plena sessão da Câmara Municipal, que faz uso de maconha há 20 anos e fez coro ao discurso da legalização do cultivo da planta no Brasil. Cristiano Alves da Silva (PMN), conhecido como Pintão, fez a polêmica declaração em meio a um debate que envolvia o trabalho da Polícia Militar junto a trabalhadores de usinas de cana-de-açúcar. "Tenho 37 anos e fumo há mais de 20. [...] Estou aqui para defender que o usuário não é criminoso e que o Estado poderia estar ganhando ao legalizar a maconha, que é muito menos prejudicial que outras drogas, inclusive o cigarro. Ao ser usuário, sei que meu dinheiro está indo para traficantes, mas queria que estivesse indo para o Estado, que poderia reverter a verba em investimentos sociais em diversas áreas e combateria o tráfico", declarou. Pintão já foi presidente da Casa entre 2009 e 2010 e é o 1º secretário da União dos Vereadores da Bahia (UVB).
Por: www.linhadanoticia.com.br

segunda-feira, 6 de junho de 2011

COMEÇA O CAMPEONATO CIPOENSE DE FUTSAL

Começou no último sábado dia 04 de junho o campeonato cipoense de futsal, organizado pela liga cipoense de futebol e pela secretaria de esporte. O campeonato esse ano composto de oito times: Grêmio, Rua do Jorro, Galácticos, Bairro Vitória, União, Flamenguinho, Moto – Táxi e Platino.
No sábado aconteceu a 1º rodada do campeonato com os confrontos Rua do Jorro x Platino, onde a Rua do Jorro apresentou sua grande equipe para esse campeonato, e já deu a primeira goleada do campeonato vencendo o Platino pelo placar de 10 x 2.
O segundo jogo foi um jogo de teste cardíaco, Flamenguinho e Grêmio fizeram o melhor jogo da noite e fazendo o torcedor sair satisfeito de ter pagado seu ingresso. O jogo foi quente do início ao fim, o Flamenguinho sem sua estrela de Sergipe e o Grêmio sem sua peça importante que também é de Sergipe foram para o confronto. O Flamenguinho teve seu goleiro Iuri expulso e o jogador Michel que tem uma experiência como goleiro assumiu o gol do time, o Grêmio com seu goleiro reserva Adílio do acarajé que fez uma grande partida foram alguns dos detalhes do jogo.
O jogo teve o placar de 8 x 7 para o Flamenguinho, com um gol no último segundo do jogo no qual seria o empate do Gêmio que foi anulado pela arbitragem e que causou um grande tulmuto no fim do jogo.
No próximo sábado dia 11 de junho teremos mais uma rodada, Galácticos x Bairro Vitória e Moto-táxi X União.
Eu Vinícius Silva queria parabenizar os times e em especial ao meu time Grêmio pela raça e pelo excelente futebol demonstrado.

Agradecimento aos patrocinadores do Grêmio

MATÉRIA: VINÍCIUS SILVA / FOTOS: CRISTIANO SOUZA (ARILDOLEONE.COM)

quinta-feira, 2 de junho de 2011

OPERAÇÃO PRENDE INTEGRANTES DO PCC NA BAHIA E EM SÃO PAULO

Com o intuito de combater a venda de entorpecentes, uma operação policial - denominada Gênesis - desarticulou nesta quinta-feira (2) duas quadrilhas de tráfico de drogas que agiam em Salvador, ambas ligadas a uma das principais organizações criminosas de São Paulo. Doze pessoas foram presas; seis na Bahia e outras seis em SP.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), as quadrilhas abasteciam os bairros Calabar, Pernambués, Brotas, engenho Velho da Federação, São Cristovão, Portão, além do Complexo do Nordeste de Amaralina.

A operação foi deflagrada nesta madrugada, depois das prisões de Fagner Souza da Silva, de 31 anos, o 'Fal' - considerado o homem mais procurado da Bahia e líder da organização criminosa Comissão da Paz (CP), ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC) - e de outros cinco suspeitos, ocorridas em São Paulo. Eles serão transferidos para Salvador, ainda esta semana.

Nesta manhã, as autoridades prenderam o traficante Jairo Santos da Silva, o 'Peu', no município Caldas de Cipó. Ele é apontado como líder do tráfico nas comunidades Chapada do Rio Vermelho, Candeal e Nordeste de Amaralina.

Ainda conforme a Secretaria de Segurança, Rosângela Pinto, uma das maiores fornecedoras de droga do PCC para o Estado, foi detida na cidade de Americana (SP).

Ao todo, a Justiça expediu 32 mandados de prisão e de busca e apreensão. Ao menos 140 agentes da polícia participaram da ação. O resultado da operação foi divulgado no fim da tarde de hoje, no auditório da Secretaria da Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Fonte: Tribuna da Bahia

PREFEITO DE RIBEIRA DO POMBAL CONDENADO A DEVOLVER 60 MIL REAIS

Ribeira do Pombal foi destaque no site do Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira, 01/06, pelo condenação contra o prefeito de Ribeira do Pombal, José Lourenço Júnior, Zé Grilo, em razão de irregularidade na contratação, de escritório de advocacia no exercício de 2009.

O relator, conselheiro substituto Evânio Cardoso, solicitou a formulação de representação ao Ministério Público contra o gestor, determinou o ressarcimento ao erário municipal do montante de R$ 60 mil, com recursos pessoais, e imputou multa no valor de R$ 6 mil. Cabe recurso da decisão. A relatoria concluiu que o contrato se prestou, única e exclusivamente, a conferir respaldo aos pagamentos efetuados ao escritório de advocacia pela intervenção em assuntos de interesse pessoal do gestor, que deveria, a suas próprias despesas, arcar com os custos de suas demandas judiciais, sem onerar indevidamente o ente público.

O gestor, em sua defesa, trouxe aos autos processo de inexigibilidade que não pode ser aceito por não conter o carimbo atestando a sua tramitação pela Inspetoria Regional competente.

Íntegra do voto do relator formulada contra a Prefeitura de Ribeira do Pombal. (O voto ficará disponível após conferência).
Fonte: TCM Bahia

COMISSÃO PROVISÓRIA DO PSD NA BAHIA É DEFINIDA

O vice-governador Otto Alencar deu entrada, nesta quarta-feira (1º), no credenciamento da Comissão Provisória Estadual do Partido Social Democrata (PSD). O político, que será presidente da nova legenda na Bahia, esteve no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), junto com os deputados estaduais Ivana Bastos (PMDB), Angela Sousa (PSC), Alan Sanches (PMDB), Temóteo Britto (PMDB), Adolfo Menezes (PRP), Carlos Ubaldino (PSC) e Gildásio Penedo (DEM). “Estamos cumprindo todas as etapas dentro da lei e a coleta das assinaturas de apoio à criação do partido já está sendo feita nos municípios do interior”, afirmou o futuro dirigente. Até o momento, já deram apoio à criação do PSD três senadores, dois governadores, cinco vice-governadores, 42 deputados federais e dez deputados estaduais somente na Bahia.
Fonte: Bahia Notícias

quarta-feira, 1 de junho de 2011

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICIPIO DE CALDAS DE CIPÓ – BA, REALIZA PARALISAÇÃO DIA 15/06/2011

O SISPUC, realizou Assembleia Geral no dia 30 de Maio, do corrente ano, e a categoria deliberou por parar as atividades laborativas no dia 15 de junho, pelo não atendimento as reivindicações apresentada pelo sindicato. Dentre essas reivindicações estão os Adicional de Insalubridade, Periculosidade, Adicional Noturno, Hora Extra, concessão de Licença Prêmio, Férias vencidas, Plano de Cargos e Salários, para todas as categorias, bem como Assistência Médica e Odontológica, Redução da Carga Horaria para 6 horas diárias, sem prejuízo dos vencimentos, Reajuste Salarial aos Profissionais da Área da Educação, realização de concurso público, sendo observado a Lotação dos servidores, devendo ser especificado qual a secretaria o servidor deverá laborar, bem como, se será lotado na sede ou nos povoados, Fixação da data base dos servidores que ganham acima do mínimo para o mês de março de cada ano e liberação dos Dirigentes Sindicais para exercerem suas atribuições no sindicato conforme foram eleitos pela categoria. O Presidente do sindicato informa que a paralisação acontecerá pela principais ruas da cidade e depois na Ponte Getúlio Vargas onde deverão parar o trânsito na BR 110 das 09 ao meio dia. O SISPUC, convoca apoio de todos os movimentos sóciais no Brasil.

FONTE: SISPUC

PREFEITURA DE ARACI ABRE CONCURSO PARA 571 VAGAS

A Prefeitura de Araci lançou edital para concurso público que visa preencher 571 vagas. Do total de vagas 5%, é destinada a pessoas portadoras de necessidades especiais. O concurso de Araci oferece várias vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 545,00 a R$ 2.400,00. A carga horária de trabalho varia entre 20h e 40 horas semanal.

Para cargos de nível fundamental as vagas são de Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Polícia Administrativa e Motorista.

Quem tem nível médio os cargos são para Auxiliar de Serviços, Assistente de Creche, Técnico Segurança do Trabalho, Técnico em Vigilância em Saúde, Técnico em Radiologia, Técnico em Enfermagem, Técnico de Laboratório de Análise Clínica, Técnico Agrícola, Professor – Nível 1, Operador de Microcomputador, Monitor de Informática, Desenhista Técnico, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Disciplina e Assistente Educacional.

Candidatos que já concluíram o ensino superior podem disputar as vagas de Terapeuta Ocupacional, Psicopedagogo, Psicólogo, Professor – Nível 2, Odontólogo, Nutricionista, Veterinário, Médico, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Agrônomo, Enfermeiro, Coordenador Pedagógico, Bioquímico para Exercício em Patologia Clínica, Auditor Técnico em Saúde e Assistente Social.

Os interessados poderão efetuar suas inscrições até o dia 17 de junho de 2011, no Município de Araci/Bahia, CTP – Centro de Treinamento Profissional na Rua Sete de Setembro, S/n, Centro, Araci-BA, de segunda a sexta-feira no horário das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas.

A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo escolhido, sendo, R$ 30,00 e 40,00 para nível fundamental, R$ 45,00 e 55,00 para nível médio e R$ 100,00 para nível superior.
As provas serão realizadas no dia 17 de julho de 2011, em horário e local a serem publicados no quadro de avisos da prefeitura municipal e através da Internet no endereço eletrônico www.multydeias.com.br, a partir do dia 01 de julho de 2011.

O gabarito será divulgado no dia 19 de julho de 2011, pela MULTYDEIAS – Concurso & Consultoria, no endereço eletrônico www.multydeias.com.br, após a realização das respectivas provas.

A validade do concurso de Araci será de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado o prazo, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal por ato expresso do chefe do Poder Executivo.
Fonte: Tucanonet.com.br