quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

RETRATO POLÍTICO

Existem três assuntos que se discutidos, são certeza de polêmica: Futebol, religião e política. Este último talvez seja o mais controverso. Política envolve paixão pelos ideais, por isso é tão difícil falar sobre ela sem se exaltar. A política recente em Cipó acompanhou o ritmo do Brasil. O fim das oligarquias e do coronelismo liderados por famílias poderosas e a ascensão da esquerda como nova opção foi o resumo dos últimos anos. Esse afinal é o papel da democracia: pôr nas mãos do povo os rumos dos próximos quatro anos. No entanto, o que vemos na cidade hoje é uma confusão de papéis. Nossos governantes parecem estar atrapalhados no exercício de suas funções. Nosso prefeito (eleito duas vezes pela legitimidade do povo) entre os processos, afastamento e tudo mais, parece não se importar com as cobranças dos mesmos eleitores que o elevaram ao posto de governante. Parece estar alheio às reclamações e anseios de uma cidade que investiu suas fichas na possibilidade de renovação. Nossa Câmara parece ter adotado um regime de bumerangue. Vai e volta, sobe e desce, num zig-zag de presidentes, suplentes...
A impressão que dá é que, ao chegar ao poder, os políticos cipoenses se consideram como senhores feudais. Imperadores. A possibilidade de aceitar o debate e a discussão denuncia o despreparo desses políticos para o regime democrático. Ao chegar a um posto público, espera-se minimamente do representante que aceite e considere as opiniões alheias. Mesmo porque, ações discutidas se tornam mais ricas. Invés de escândalos, desvio de verbas, multas e imprudência, devíamos encher nossos ouvidos com expressões mais agradáveis como distribuição justa de verbas, orçamento participativo, canal aberto de discussão entre eleitores e eleitos e aplicação adequada de recursos.
A mentalidade política de Cipó ainda é imatura. Não temos certeza de nossos direitos e deveres como cidadãos e eleitores. Não sabemos bem qual o papel dos poderes judiciário, executivo e, sobretudo, do legislativo. Ainda temos medo de reivindicar e denunciar. E sabendo disso, os políticos oportunistas se esbaldam.
O VS Notícias sonha com o dia em que o debate seja um canal livre para a formação da opinião. Sem medo ou receio da opressão.

REDAÇÃO DO VS NOTÍCIAS

Um comentário:

  1. parabens ao site pela materia! a pura verdade.
    -os politico de cipo são um caso serio viu! tu me deixe!

    ResponderExcluir