terça-feira, 12 de outubro de 2010

É PRECISO SABER VIVER

Começar, avançar, encarar, permitir, sonhar, direcionar, objetivar, lutar, vencer, planejar, caminhar, suar, cansar, cair, levantar, erguer, recomeçar, perceber, sorrir, chorar, seguir, estudar, ser, amar, perdoar, perder, saber, crescer, amadurecer, aprender, lembrar, guardar, conquistar, viver.
A vida não é só feita de verbos e mesmo não estando no gerundio, de alguma forma eles não parecem estáticos, afinal, representam ações, representam o que fazemos o que sentimos e o que vivemos, mas uma professora me ensinou que nem sempre os verbos dizem tudo, tem coisas que só os advérbios podem expressar.
Muito, pouco, nada, nunca, tudo, sempre, agora, depois, antes, ontem, hoje, amanhã, intensamente. A intensidade, o momento, o modo, o lugar [...] descrevem com mais perfeição as ações que os verbos nos transmitem.
Começar uma vida, sabendo avançar e encarar as responsabilidades no momento certo, nos permitir sonhar, direcionar os nossos passos, nos objetivar. Lutar para vencer, sem esquecer de antes planejar. Caminhar e suar até cansar, cair e levantar, se erguer e recomeçar, perceber que sorrir e chorar são o que nos faz seguir em frente. Estudar para ser alguém no futuro. Amar intensamente: ontem, hoje e amanhã. Perdoar sempre. Perder e saber crescer a partir da perda, amadurecer muito, ou pouco, não importa tudo no tempo certo. Aprender a lembrar e guardar as coisas que tivemos que conquistar, porque isso é viver.
E você me questiona: - Mas e os problemas?
- Os problemas passam a existir no momento em que você deixa de lado a praticidade e simplicidade da vida e foca na complexidade de entender os pequenos obstáculos que são postos a sua frente. Questionar é bom, duvidar também, mas não questione a vida ou duvide do que Deus escreveu pra ti. O destino pode ser incerto para você, mas para quem escreveu a tua história, o final é mais do que certo. Apenas confie em Deus e se entregue as coisas da vida.
APROVEITAR deveria ser o verbo substituto de VIVER. Aproveite as quedas, as perdas, os choros, os arrependimentos, aproveitem o podre, o ruim e o incerto, as alegrias, vitórias, conquistas, aproveite os segundos, os minutos, os mínimos instantes, transforme-os em grandes momentos, eternize seus passos, saiba aproveitar o que a vida te oferece e a partir daí novos horizontes se abrirão diante de ti.

Texto de Michelle Lavigne / Postagem: Vinícius Silva
CLIQUE AQUI PARA COMENTAR E VER OS COMENTÁRIOS

5 comentários:

  1. pois é, temos q aproveitar cada min e cada instante de nossa vida.pq ñ sabemos oq nos espera depois desse nin...
    aproveite TUDO oq a vida tem a oferecer!!!

    ResponderExcluir
  2. Precisamos aproveitar cada momento como se fosse o único....
    parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela linda homenagem, assim que der mando mais textos, viu ? Beijosss

    ResponderExcluir