quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

TURISMO EM CIPÓ: PASSADO DOURADO, PRESENTE OFUSCADO E FUTURO INCERTO.

A administração turística de Cipó se tornou alvo constante de crítica. E não é pra menos. A situação do turismo na cidade não reflete em nada o passado de glória. No entanto, nada de concreto se aproveita dessas discussões. Com auxílio de profissionais da área, o VS Notícias levantou problemas e apresenta possíveis soluções para saná-los.
• Em primeiro lugar, Cipó precisa redefinir sua identidade turística respondendo a esta questão: Por que Cipó merece ser visitada? Temos a nosso favor a notável carga histórica e o trunfo das águas.
• A arquitetura dos prédios antigos também pode ser explorada. Mas sabemos que no estado de ruína em que eles se encontram apenas os morcegos tem acessado suas instalações.
• As manifestações culturais também fazem brilhar os olhos dos turistas. Em diversos povoados, e mesmo na sede, podem-se encontrar grupos de cultura que precisam de apoio. O que acontece na realidade é que a Filarmônica, por exemplo, e grupos que esporadicamente aparecem, como a OPACC e a trupe de teatro Vanguarda, se dissipam aos poucos por falta de apoio.
• Não existe ponto de referência e instrução para turistas em Cipó, como um museu ou casa de cultura. O terreno ao lado do Grande Hotel está em obras e torcemos que tenha finalidade consciente neste sentido.
• Cipó é uma cidade mal divulgada nas mídias sociais. Atualmente somos mais conhecidos pelos nossos processos administrativos do que pelo nosso potencial turístico. E, como se diz, a propaganda é a alma do negócio.
• Cipó é fácil de ser acessada. As boas condições das estradas são fator essencial na escolha do destino turístico e a BR 110 atende essa necessidade em quase toda a sua extensão. E até pista de pouso nós temos!
• Pode-se dividir o público turístico em dois grandes grupos: aqueles que viajam para descansar e os que viajam pra se divertir. Que opções de diversão a cidade oferece para o segundo grupo? E para a própria comunidade?

Existem ouras dezenas de fatores que, se trabalhados com dedicação, serão cruciais para a valorização do potencial turístico da cidade. Planejamento estratégico e uso adequado de recursos são indispensáveis nessa reconstrução. Temos pleno conhecimento da pluralidade de Cipó. Sua história, o artesanato, as festas populares, as águas... É isso que temos pra oferecer. Todos nos orgulhamos disso. Nossa indignação vem da certeza de que nada parece estar sendo feito para nos colocar no devido espaço. O VS notícias tenta com esta matéria abrir a discussão construtiva junto à comunidade e a administração e acredita estar fazendo sua parte na luta pela cidadania.

MATÉRIA: REDAÇÃO DO VS NOTÍCIAS

2 comentários:

  1. manda essa matéria para o nosso SEC. NITO E O PREF. DA CIDADE DE CALDAS DE CIPÓ.


    ASS. O OBSERVADOR.

    ResponderExcluir
  2. pena que o povão não tem acesso a internet.
    tem que imprimir e passar esa materia de mão em mão.
    parabens vinicius.

    J. Caldas.

    ResponderExcluir